Menu

VI Encontro de Saúde de Goiás terá oficina sobre o Conecta SUS

07 mar 2017 | Notícias

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) realiza, nos dias 08 e 09 de março, o VI Encontro de Saúde de Goiás. O evento vai reunir os prefeitos e secretários municipais de saúde dos 246 municípios goianos, que vão discutir os novos rumos da Saúde Pública em Goiás. Uma das 11 oficinas realizadas no evento será sobre o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann.

O gerente do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira, diz que ele e os três coordenadores – Maria Inês Pinheiro Costa (coordenadora técnica), Carlos Augusto Gonçalves Tibiriçá (coordenador de TI) e Alan Kardec de Lima Filho (coordenador de Informação em Saúde) – vão detalhar o que o Centro de Informações da SES faz, com o objetivo de mostrar como o gestor municipal é importante para o processo de trabalho realizado pelo Conecta SUS. “O município é o responsável pela entrada dos dados nos sistemas, seja do Ministério da Saúde ou da Secretaria Estadual de Saúde. Após o monitoramento e análise dos dados, o Conecta SUS produz sistemas com informações detalhadas, que possibilitam ao prefeito tomar decisões para melhorar a saúde pública, de forma mais ágil e assertiva. Ou seja, queremos destacar que no município é onde o trabalho começa e termina”, ressalta Jean Pierre.

Cada oficina, que acontecerá no laboratório de informática e será dividida por regiões, vai explorar os indicadores de saúde disponíveis no hotsite do Conecta SUS. A equipe vai orientar os participantes a encontrarem os dados dentro do hotsite, conhecerem e avaliarem as informações. “Na dinâmica da oficina, vamos verificar juntos se determinado indicador está bom ou ruim. Dependendo da situação, temos duas possibilidades: ou o dado é realmente ruim ou a avaliação é negativa porque as informações do município não são atualizadas como deveriam ser. Por isso, o município é peça fundamental para a gestão estratégica da saúde pública”, explica o gerente do Conecta SUS.

VI Encontro
O objetivo do VI Encontro de Saúde de Goiás é reunir esses gestores para que troquem experiências e participem de oficinas técnicas oferecidas pelas superintendências da Secretaria de Estado da Saúde. Os prefeitos e secretários de Saúde terão acesso às ferramentas de gestão que podem ser utilizadas tanto para otimizar recursos quanto para coordenar ações que promovam, com eficiência, a saúde global dos munícipes.