Menu

Técnicos do Ceará visitam Conecta SUS

17 ago 2016 | Notícias

Um grupo de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA-CE) esteve nessa quarta-feira, dia 17 de agosto, no Centro de Informações e Decisões Estratégicas – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, na sede da SES-GO. O objetivo foi conhecer todo o processo de criação do Centro de Informações, definição de indicadores, coleta de dados, integração, análise de resultados e sistemas utilizados.

Eles foram recebidos pelo secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, que fez uma breve apresentação sobre o Conecta SUS. “Temos recebido representantes de vários estados para conhecer nosso Centro de Informações e estamos à disposição para essa troca de experiências”.

A visita foi acompanhada pelo coordenador geral do Conecta SUS, Jean Pierre, que falou sobre o trabalho e a economia gerada a partir da inauguração do Centro, em dezembro de 2014. “Nossas atividades são executadas com softwares livres e pessoal da própria secretaria. Além disso, a implantação de estações nas Regionais de Saúde trouxe economia, pois os servidores não precisam se deslocar para capital, já que as reuniões podem ser realizadas por webconferência.”

Em fevereiro, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), já havia visitado o Conecta SUS e demonstrado interesse em levar um modelo semelhante de integração e monitoramento de informações para seu Estado.

Segundo o coordenador de Auditoria e Avaliação de Sistemas de Saúde do Ceará, Ítalo Martins de Oliveira, a visita técnica teve como objetivo observar as dificuldades e avanços encontrados pela SES-GO para então delinear um modelo adaptado à realidade cearense. “Para melhorar indicadores é preciso aumentar a produtividade, e para isso, é preciso investir em Tecnologia de Informação. Qualquer ganho em informação gera conhecimento e permite melhores decisões.”

Já o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da SESA-CE, Márcio Henrique de Oliveira, destacou a importância do Conecta SUS para economia de tempo e integração das diversas áreas. “O que vimos aqui é magnífico. A tecnologia implantada gera ganho de tempo para interpretação dos dados e discussão sobre as ações que devem ser tomadas. Além disso, é um ambiente propício para integração de diversas áreas, o que hoje é um grande desafio: integrar a vigilância em saúde com a assistência aos usuários.”

Também participaram da visita o superintendente de Apoio à Gestão da Rede de Unidades de Saúde da SESA-CE, Pedro Leão de Queiroz Neto e os coordenadores Francisco Ivan Rodrigues (Políticas de Atenção à Saúde) e Alexandre José Mont’Alverne (Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria).