Menu

Técnicos da Regulação do estado do Acre buscam experiências da Saúde de Goiás

25 maio 2016 | Notícias

Dois técnicos da Secretaria de Estado da Saúde do Acre (SES-AC) estão em Goiás nesta semana para conhecer o trabalho do complexo regulador da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e também o Centro de Informações e Decisões Estratégicas – Conecta SUS Zilda Arns Neumann.

O gerente do Complexo Regulador da SES-AC, Moises Viana, e o coordenador da Central de Regulação de Média e Alta Complexidade, Caio Souza, estiveram nesta segunda-feira (23/05) na sede da SES-GO para reunião com a gerente de Regulação da Saúde de Goiás, Vânia Rasmussen Pereira, e equipe, e com o coordenador geral do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira.

Moises Viana conta que a visita tem como principal objetivo a troca de experiências com os profissionais da Saúde de Goiás e, principalmente, ver o que está dando certo aqui e poderá ser levado e debatido com os gestores para melhorar o trabalho feito pela SES do Acre. O gerente afirma que o monitoramento mais rigoroso e em tempo real implantado em Goiás é de extrema importância para a regulação e poderá contribuir para aperfeiçoar o trabalho no seu Estado.

O Acre tem três Regionais de Saúde e o Complexo Regulador da SES-AC é responsável pela regulação de nove unidades de saúde, incluindo hospitais de urgência, hospital das clínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além da regulação ambulatorial e de urgências, o complexo faz o agendamento e encaminhamento de exames e também dos pacientes do TFD (Tratamento Fora de Domicílio). O gerente Moises Viana adiantou que a visita à SES-GO ainda pretende discutir a pactuação do TFD com Goiás, especialmente nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia e oncologia (iodoterapia).

Após conhecerem de perto o monitoramento de indicadores de saúde do Conecta SUS e ouvirem as explicações do coordenador do Centro, Jean Pierre, Moises Viana e Caio Souza ficaram impressionados com o espaço. “Este trabalho aqui é perfeito”, disse Caio Souza. Na quarta-feira, os dois técnicos continuam em reuniões com a equipe da SES-GO.