Menu

SIGA Saúde regula mais de 100 pacientes no CREDEQ em 2 meses

05 set 2016 | Notícias

O Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) completou dois meses no último dia 23 de agosto ofertando atendimento gratuito a dependentes de álcool, crack e outras drogas. Durante este período, mais de 30 pacientes passaram a integrar o atendimento personalizado oferecido na unidade, que possui capacidade total para 96 internos em recuperação.

O acesso ao tratamento é feito através de uma central de Regulação. Os pacientes do Credeq são regulados por meio dos 11 Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), distribuídos por diferentes municípios goianos. E quem traça este caminho entre Caps e Credeq é o sistema SIGA Saúde Goiás. O módulo Regulação garante o acesso de pacientes que necessitam de internação ou acompanhamento ambulatorial. O SIGA auxilia no processo de solicitação e admissão.

Dados do próprio sistema, atualizado no dia 2 de setembro, apontam que o SIGA já recebeu 138 solicitações para avaliação multiprofissional em dependência química. Dessas, 118 pacientes foram regulados, 18 pedidos foram negados por não estar compatível com o perfil da unidade e 2 ainda estão pendentes, ou seja, em avaliação pelo médico regulador. Além disso, dos 30 pacientes internados atualmente, 16 são residentes de Goiânia, 6 de Senador Canedo, 4 de Aparecida de Goiânia. Os outros pacientes Aragarças, Goianira, Itumbiara e São Paulo. Lembrando que o Credeq hoje possui fila de espera para internação.

Na sua inauguração, o governador Marconi Perillo lembrou que esse é o primeiro dos outros quatro Credeqs em construção pelo interior do Estado. “Agora vamos partir para a conclusão das outras unidades instaladas em Quirinópolis, Goianésia, Caldas Novas e Morrinhos. Já pedi a elaboração de projetos para o Entorno do Distrito Federal e Itumbiara”, afirmou o governador.