Menu

SES-GO apresenta Sistema Integrado de Monitoramento do Aedes Zero para Ministério da Saúde

02 ago 2017 | Notícias

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) apresentaram nesta terça-feira, 1º de agosto, o Sistema Integrado de Monitoramento do Aedes Zero (SIMAZ) para gestores do Ministério da Saúde. O trabalho, que tem o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, foi bastante elogiado.

Com o trabalho desenvolvido pelo Goiás contra o Aedes, que tem o SIMAZ como ferramenta primordial, o Governo de Goiás conseguiu diminuir em mais da metade o número de casos de dengue no Estado em 2017, em relação ao ano passado. São monitorados pelo Sistema, por exemplo, número de imóveis trabalhados; número de imóveis fechados; imóveis com foco; além das porcentagens de imóveis trabalhados, fechados, com foco e visitas recusadas.

O SIMAZ foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e pela coordenação de TI do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. Na reunião com o Ministério da Saúde, o Sistema foi apresentado pelos coordenadores da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Murilo do Carmo Silva (coordenador de Controle de Dengue e Chikungunya) e Marcello Rosa (coordenador de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores), e pelo coordenador de T.I. do Conecta SUS, Carlos Tibiriçá.