Saúde entrega Estações Conecta SUS a representantes de 11 municípios

08 maio 2017 | Notícias

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, repassou na sexta-feira, 05/05 kits da Estação Conecta SUS aos representantes de 11 municípios do Estado. Com a iniciativa, a SES-GO amplia a rede de transmissão de informações sobre saúde em tempo real com gestores e profissionais de saúde no território goiano. A expectativa é de que, até junho, todos os municípios do Estado sejam contemplados com os equipamentos fundamentais para o armazenamento de informações, transmissão de dados e realização de videoconferências.

Foram contemplados, no dia 05 de maio, com as estações do Conecta SUS os municípios de Anápolis, Trindade, Bom Jesus de Goiás, Caldas Novas, Itaberaí, Jataí, Lagoa Santa, Mineiros, Rio Verde, Santa Helena e Goianira. Já utilizam as estações 15 municípios, as 18 Regionais de Saúde, superintendências da SES-GO, Conselho Estadual de Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde e Escola de Saúde Pública. O valor total do investimento, para aquisição dos equipamentos, foi de R$ 3.184.821,43.

A Estação Conecta SUS é um equipamento composto por mesa, cadeira, CPU, estabilizador, teclado, mouse, webcam, headset e duas TVs de 47”, com suporte para montagem da estrutura. Na solenidade, o secretário Leonardo Vilela destacou que o investimento em equipamentos de informação, como as Estações Conecta SUS, possibilita a economia de tempo, de dinheiro e reduz o risco de acidentes nos deslocamentos. Ele também acentuou a importância da reunião de dados e compartilhamento de informações para a tomada de decisões.

“Vamos estimular nos municípios a tomada de decisões a partir de informações concretas, atualizadas”, pontuou Leonardo Vilela. A gerente Especial de Tecnologia da Informação da SES-GO, Luiselena Luna Esmeraldo, informa que os municípios são treinados por técnico da Saúde, responsável pela instalação do equipamento na cidade. “A Estação não tem nenhum custo para a prefeitura, que só precisa de uma boa conexão de internet”, explica.

Na avaliação dos representantes dos municípios, a implantação de Estações Conecta SUS trará grande benefício ao desenvolvimento das ações de saúde. O prefeito de Jataí, Vinícius Luz, destacou que a interligação e o apoio proporcionados pela SES-GO vai aprimorar a comunicação em tempo real. Ele citou como exemplo exitoso o desenvolvimento da força-tarefa Goiás contra o Aedes, na qual as informações referentes ao monitoramento e visitas domiciliares são disponibilizadas de forma imediata.

Campanha Conecta SUS – Tecnologia

28 abril, 2017