Menu

Professores e residentes de Oftalmologia da UFG conhecem Conecta SUS

04 out 2016 | Notícias

Liderados pelo médico oftalmologista Marcos Ávila, gestores, professores e residentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) conheceram, na tarde desta segunda-feira (03 de outubro), o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann – Conecta SUS. O secretário de Estado, Leonardo Vilela e o superintendente executivo, Halim Girade, recepcionaram os visitantes. Todos os sistemas e indicadores monitorados pelo Conecta SUS foram apresentados pelo coordenador geral do Centro, Jean Pierre Pereira.

Referência nacional na área de Oftalmologia, Marcos Ávila, que também é professor titular da Faculdade de Medicina da UFG, já tinha ouvido falar do Conecta SUS e, após conhecer o espaço, se disse impressionado. “Não imaginava encontrar no Brasil um sistema tão bem elaborado, tão bem executado, com energia grande de tantas pessoas, para que nós tivéssemos o monitoramento da Saúde no Estado de Goiás”, elogiou o médico.

Ávila disse que quando se tem uma maneira eficaz de medir tudo o que acontece na Saúde, significa que o gestor tem uma forma correta, menos onerosa e com mais efetividade de fazer e corrigir as ações. “A secretaria da Saúde de Goiás deve ser exemplo para o nosso Brasil”, completou.

Além de auxiliar os gestores da Saúde no planejamento e na tomada de decisões, o Conecta SUS pretende estimular o desenvolvimento de pesquisas no meio acadêmico-científico. Para o médico e professor Marcos Ávila, tudo que está sendo feito dentro do Centro de Informações e Decisões Estratégicas da SES cabe dentro do contexto e dos princípios da Universidade, que são o ensino, a pesquisa e a extensão.

Durante a visita, os participantes realizaram uma webconferência com a Regional de Saúde de São Luís de Montes Belos por meio da Estação Conecta SUS. A coordenadora da Regional, Keyla Rodrigues, destacou a facilidade de comunicação com os gestores que ficam na sede da secretaria, o que, segundo ela, impactou positivamente no trabalho na área de saúde realizado no interior.