Menu

Representantes do IBROSS elogiam trabalho do Conecta SUS

04 jul 2016 | Notícias

A agenda dos representantes do Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde (IBROSS) em Goiânia continuou na tarde desta segunda-feira, 4 de julho, com uma visita ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Os 21 integrantes do Instituto foram recepcionados pelo secretário de Estado, Leonardo Vilela, e pelo superintendente Executivo, Halim Girade.

O secretário explicou sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro, comentando que são mais de 100 indicadores monitorados apenas pelo Mapa da Saúde, deu o exemplo dos resultados da força-tarefa Goiás contra o Aedes, adiantou sobre o sistema inédito de monitoramento das gestantes de Goiás e, ainda, citou o acompanhamento das obras, da execução orçamentária, dos indicadores epidemiológicos e da regulação.

“Com o Conecta SUS, estamos conseguindo planejar, monitorar e avaliar os resultados das ações em saúde. Estamos colhendo grandes frutos com este trabalho e temos um potencial enorme pela frente”, destacou Vilela, que diz perceber, como gestor da Saúde, a falta de estatísticas, os dados não confiáveis e as estatísticas tardias como grandes problemas da área. Segundo ele, o Conecta tem suprido essa deficiência ao acompanhar e monitorar dados atualizados, portanto, que refletem mais a realidade dos municípios. O secretário ressaltou também que isso só é possível com o fortalecimento e parceria com as Regionais de Saúde e municípios, pois são eles os responsáveis por alimentar o banco de dados.

Em seguida, o secretário Leonardo Vilela, e o coordenador geral do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira, percorreram o Centro mostrando para os representantes do IBROSS como funciona cada sistema.

Avaliação

Após a visita, o presidente do IBROSS, Renilson Rehem, disse que Goiás teve a capacidade de inovar e usar a tecnologia para a gestão da saúde. “A gestão precisa de evidências para usar, da melhor forma, os recursos, e gerar melhores resultados. O Conecta SUS é a materialidade do exemplo de como isso pode se feito”, avaliou Rehem. Confira o vídeo com o presidente do IBROSS:

 

 

Para a coordenadora de Saúde e Assistência Social da Viva Rio, Ana Maria Schneider, o Conecta SUS é uma ferramenta maravilhosa de apoio aos municípios e conhecimento da realidade para tomada de decisão.

“É fundamental que o Estado desenvolva seu papel de coordenador e apoio aos municípios, porque a Saúde no Estado não acontece se ela não aconteceu nos municípios. E o Conecta SUS, me parece, é uma ferramenta que coloca o Estado dentro dos municípios e consegue acompanhar e mudar a realidade de muitos desses municípios. Achei fantástico. A SES Goiás está de parabéns,” ressaltou Ana Maria.

Alberto Kanamura, representante do Hospital Israelita Albert Einstein no IBROSS, também elogiou o trabalho da SES realizado no Conecta SUS e disse que, sem dúvida, ele contribui para a saúde pública. “Tínhamos que ter isso em todos os lugares do Brasil, não só nos Estados, mas também nos municípios, principalmente os grandes municípios, deveriam ter esses sistemas que  permitissem essa consolidação de informações”.