Prefeitos goianos falam da importância do 1º Fórum Conexão Futuro Saúde

02 fev 2017 | Notícias

Prefeitos de várias cidades de Goiás participaram nesta quarta-feira (01º/02) do 1º Fórum Conexão Futuro Saúde, no Oliveira’s Place. O projeto é uma parceria da Secretaria de Saúde de Goiás e do Grupo Jaime Câmara, por meio do Jornal O Popular. O objetivo do evento foi apresentar aos novos gestores municipais e autoridades em saúde o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. Esse espaço tecnológico, que fica na SES-GO, permite a concentração de informações para a gestão do SUS com agrupamento e análise de centenas de indicadores de saúde que dão suporte à tomada de decisões para proteger o bem-estar dos cidadãos goianos.

Joaquim dos Reis, prefeito de Adelândia, cidade distante 100 km de Goiânia, agradeceu o convite e diz que recebeu todas as informações que precisava para dar agilidade aos processos que garantam a melhoria da saúde dos adelandenses. “Vimos a importância de organizar dados em saúde como ferramenta de gestão”, disse.

O prefeito da cidade de Pontalina,  Milton Ricardo de Paiva, parabenizou a Secretaria de Estado da Saúde pelo encontro que permitiu a integração entre vários prefeitos goianos. “Iniciativas como essas são cruciais para que possamos conhecer o que nos é oferecido em termos de tecnologia de informações em saúde. “Saio daqui hoje mais motivado. Nosso anseio é buscar parcerias e conhecimento”, disse.

João Barbosa de Oliveira, prefeito de Piracanjuba, garante que as informações recebidas no evento trouxeram luz para gerenciar melhor a saúde do município dele: “Entendemos a importância da parceria e da informação para que nós possamos ter conhecimento dos dados em saúde que são oferecidos pelo Conecta SUS. Vimos conhecer de perto esse trabalho para buscarmos mais benefícios para a nossa população. Precisamos alimentar bem nossos sistemas de dados em saúde com objetivo de alcançar metas e garantir recursos e investimentos para cuidar dos nossos munícipes”, salientou.

Participaram do fórum cerca de 600 convidados, entre prefeitos, secretários municipais de saúde e parceiros da SES-GO. Todos puderão enviar perguntas, por meio de videoconferência, aos ministros da Saúde Ricardo Barros, do Desenvolvimento Social Osmar Terra e ao secretário de Estado da Saúde de Goiás Leonardo Vilela. Os três falaram sobre projetos que serão apresentados e o que já estão em vigor para as áreas social e de saúde, bem como da expectativa de recursos a serem disponibilizados para os municípios.

Estação Conecta SUS
Cada município goiano deverá receber, em 2017, uma Estação Conecta SUS, que permite webconferências com a sede da SES-GO e Regionais de Saúde. Essa estação é composta por mesa, cadeira, CPU, estabilizador, teclado, mouse, webcam, headset e duas TVs de 47” para suporte de montagem do equipamento. Em fase piloto, 14 municípios já receberam essas estações.

As informações dos painéis que monitoram desde dados sobre nascimentos até índices de infestação do Aedes aegypti em uma quadra específica de uma cidade estão disponíveis também online, pelo site do Conecta SUS (www.conectasus.go.gov.br).