Menu

Pesquisador de universidade nos Estados Unidos conhece Conecta SUS

01 jun 2016 | Notícias

O volume de dados para utilização em pesquisas no meio acadêmico disponíveis no Centro de Informações e Decisões Estratégicas – Conecta SUS Zilda Arns Neumann chamou a atenção do pesquisador da Duke University, na Carolina do Norte (Estados Unidos), Doutor João Ricardo Nickenig Vissoci. Acompanhado da superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS), Irani Ribeiro, e da coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, Marta Rovery Souza, Vissoci esteve hoje no Centro, localizado na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Os sistemas e indicadores monitorados pelo Conecta foram apresentados pelo coordenador geral do espaço, Jean Pierre Pereira.

João Ricardo Vissoci é formado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá e pesquisador em Saúde Global, com pós-Doutorado. Sua principal área de atuação é a epidemiologia. Em Goiânia, ele participou da aula inaugural do mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a SES-GO.

“Este tipo de vigilância em saúde baseado em dados feito pelo Conecta SUS é excepcional. Com este trabalho feito aqui é possível transformar dados em informação em saúde e conhecimento”, destacou o pesquisador ao final da visita. Segundo Vissoci, a impressão que teve é que a Saúde de Goiás tem estrutura – logística, material e de pessoal – para aplicar o que está sendo produzido pelo Conecta SUS. Além disso, o pesquisador destacou que a partir do monitoramento dos indicadores pelo Centro, ele acredita que vão existir projetos de inovação e intervenções no sistema acadêmico.