Menu

Ministro da Saúde Ricardo Barros conhece o Conecta SUS

29 nov 2016 | Notícias

ministro01

Prestes a completar 2 anos de funcionamento, o Conecta SUS da Secretaria de Estado da Saúde está cada vez mais conhecido e bem avaliado. Governadores e secretários de saúde de vários Estados já vieram a Goiás, conhecer o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, que leva o nome da médica e fundadora da Pastoral da Criança – Zilda Arns Neumann. No domingo, 27 de novembro, foi a vez do ministro da saúde, Ricardo Barros, conhecer o local, ao lado do governador Marconi Perillo e o secretário Leonardo Vilela.

Na sala de gerenciamento de crises do Conecta SUS, o ministro viu como é feito o acompanhamento de todas as ações contra o mosquito Aedes Aegypti no Estado, com dados atualizados e georreferenciados acerca dos imóveis visitados pelos agentes de saúde.

Durante a visita, o ministro destacou a importância do monitoramento e falou sobre a necessidade de se ampliar a rede no país. “Nós temos como prioridade número um do Ministério a informação. Para fazermos a gestão, precisamos de informação atualizada e precisa. Então, vim visitar esta experiência, que é considerada das mais exitosas do Brasil e é onde o Ministério da Saúde quer chegar, com um Painel de Controle Nacional”, disse.

Segundo o governador, desde o início das atividades do Conecta SUS, a administração tem tido muito sucesso no monitoramento de diversas informações, como indicadores de saúde, contratos com os hospitais, contrapartidas para as prefeituras e a verificação do andamento das obras.

“O Conecta SUS acabou se transformando em um caso bem sucedido, em um modelo que está sendo olhado atentamente por vários outros governadores e secretários de Saúde. O maior interesse é que haja eficiência na prestação dos serviços de saúde ao usuário”, comentou Marconi . O Conecta SUS tem monitoradas mais de 200 ações na área da Saúde.

Dois anos de inovação
No dia 3 de dezembro deste ano, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann – Conecta SUS comemora dois anos de funcionamento. Neste período, o Centro ampliou seu trabalho e ganhou visibilidade nacional. Entre 2015 e 2016, o espaço recebeu a visita de 21 comitivas de autoridades de 17 estados da Federação e do Distrito Federal, entre eles governadores e secretários da saúde. Além disso, constantemente o espaço recebe a visita de representantes tanto de instituições ligadas à saúde, universidades ou outras áreas.