Menu

Leonardo Vilela apresenta Conecta SUS em evento da Unimed Paraná

24 ago 2017 | Notícias

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, apresentará nesta sexta-feira (25/08), às 8h30, na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. O espaço tecnológico desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás será conhecido durante o 3º Encontro de Tecnologia aplicada à gestão em Saúde, organizado pela Unimed do Paraná. O gerente do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira, também participará da apresentação ao lado do secretário.

O Conecta SUS monitora mais de 200 indicadores epidemiológicos de saúde e tem como objetivo instrumentalizar os gestores para tomada de decisões estratégicas e aplicação de recursos públicos. Leonardo diz que a experiência do Conecta foi conhecida pela Unimed paranaense em novembro de 2016, no Congresso Brasileiro de Informação e Informática em Saúde, realizado em Goiânia.

“Houve o convite para que nós colocássemos essa experiência. O que é fundamental, porque em Saúde tanto pública quanto privada é preciso que você conheça, por meio de números e dados confiáveis, elementos que lhe deem subsídios para aplicar recursos de forma adequada. E é isso que nós estamos fazendo em Goiás e, pelo mesmo motivo, o setor privado está interessado em nossa experiência”, salientou.

Para Leonardo Vilela, esse é o primeiro passo para que, no futuro, haja a integração de dados do setor privado de saúde com os do setor público. “A intenção é que se possa racionalizar recursos e conhecer mais sobre a saúde dos brasileiros.”

De acordo com o secretário, o Conecta SUS é conhecido hoje em todo o País. “Já fiz palestras em diversos Estados sobre o Conecta, sendo que vários já estão criando salas de situação semelhantes. Inclusive, o próprio Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Social”, pontuou. Além da Unimed Paraná, o evento tem como parceiros a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa).