Menu

Importância do monitoramento de indicadores para a gestão da saúde é tema da apresentação do secretário no XV CBIS

29 nov 2016 | Notícias

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, foi palestrante hoje no 2º Simpósio Goiano de Informação em Saúde, que acontece durante o XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), realizado em Goiânia até quarta-feira (30 de novembro). O tema da mesa redonda foi: “Política de informação e informática em saúde: cenário atual e perspectivas”. A mesa foi coordenada pela professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Márcia Bachion. As superintendentes da SES-GO Maria Cecília Brito (Suvisa) e Evanilde Fernandes (Spais) também estavam presentes.

Em sua fala, Leonardo Vilela falou sobre o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann – Conecta SUS, desde sua implantação há quase dois anos e o trabalho realizado pelo Centro. O secretário da Saúde ressaltou que o Conecta monitora, atualmente, mais de 180 indicadores de saúde, mas que tem capacidade para multiplicar este número. Para isso, segundo o secretário, a SES-GO conta com parceiros. “Temos um banco de dados à disposição das universidades e queremos compartilhar essa estrutura disponível para qualificar os profissionais da saúde”, disse o secretário.

Leonardo Vilela destacou a Estação Conecta SUS – que possibilita webconferências com as equipes das Regionais e municípios, gerando economia de recursos e de tempo para a pasta – e alguns indicadores acompanhados pelo Conecta SUS, entre eles o georreferenciamento das gestantes atendidas na rede pública no Estado e o trabalho de monitoramento das visitas domiciliares do Goiás contra o Aedes.

O secretário também comentou sobre a visita do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao Centro de Informações da SES neste domingo, antes da abertura do CBIS 2016. De acordo com Leonardo Vilela, o ministro se comprometeu a enviar a diretoria do DATASUS para conhecer o espaço. “Fico feliz por, neste momento, sermos referência e queremos trocar experiências com o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e municipais de saúde e desenvolver sistemas juntos”.

Ao final da apresentação, Leonardo Vilela respondeu a perguntas de professores e participantes do Congresso. Os professores da UFG, Rejane Faria Ribeiro e Fábio Nogueira de Lucena – ambos da Comissão de Governança da Informação em Saúde – elogiaram a participação do secretário no evento. Para eles, a presença do secretário de Estado no 2º Simpósio Goiano de Informação em Saúde mostra o reconhecimento e a consciência sobre a importância da qualidade da informação para a saúde e a construção de um planejamento para a área em longo prazo. Maria Márcia Bachion, coordenadora da mesa, parabenizou Vilela. “Parabéns pela coragem de enfrentar isso e por abraçar essa causa não apenas como gestor da secretaria de Estado, pois a permanência no cargo é indefinida, mas como cidadão”.