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Goiás será primeiro Estado a ter Ouvidoria acessada em tempo real pelo cidadão

05 jul 2017 | Notícias

Membros da diretoria da Ouvidoria Geral do SUS estiveram em Goiânia, no dia 27 de junho, para visita ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. Eles foram recepcionados pelo secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, pelo superintendente Executivo Deusdedith Vaz e pelo gerente do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira. A visita teve como objetivo ampliar parceria e desenvolver projeto piloto no Brasil, onde o estado de Goiás será o primeiro a implementar plataforma que permitirá visualização, em tempo real, de todas as demandas da Ouvidoria registradas em Goiás.

“Ao entrar em contato com a nossa rede, o cidadão fará o registro e teremos a ocorrência disponibilizada, instantaneamente, nos painéis do Conecta SUS. Então, qualquer gestor, qualquer pessoa poderá acessar o link da Ouvidoria e saber quantas demandas, manifestações, elogios e sugestões estão listados. Isso com total transparência, diz Hardwicken Miranda Vargas, Ouvidor do SUS no Estado de Goiás, lembrando ainda que todo conteúdo terá o sigilo do autor resguardado.

A iniciativa partiu de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), foi compartilhada e aceita pelos parceiros do Ministério da Saúde, que dará início ao estudo sobre o processo de compartilhamento de dados. A proposta está em fase de implementação e avaliação.

Para o diretor substituto do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Rafael Vulpi Caliari, o Ministério da Saúde incentiva experiências exitosas na área de Ouvidoria do SUS, busca ampliar a participação social e subsidiar a gestão do SUS numa tomada de decisão. “Temos todo interesse em qualificar os processos e atender melhor o cidadão”, disse.

De acordo com Hardwicken, o gestor terá condições de saber qual conteúdo está disponibilizado instantaneamente nos painéis e saber, por exemplo, as unidades que estão sendo mais ou menos elogiadas, os problemas que a sociedade está vendo e como deve-se agir para melhorar.