Menu

Diretor-presidente da Anvisa elogia Conecta SUS

16 set 2016 | Notícias

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, e o diretor-adjunto Pedro Ivo Sebba Ramalho, ficaram impressionados com a estrutura e o funcionamento do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann – Conecta SUS. Os dois conheceram a unidade nesta sexta-feira, 16 de setembro, durante visita à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Na oportunidade, destacaram que a SES-GO merece o reconhecimento pela modernidade na gestão.

b_64920429106021361619

Jarbas Barbosa e Pedro Ivo Ramalho foram recepcionados pelo secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, pelo superintendente-executivo, Halim Girade, pelo coordenador do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira, e superintendentes da SES-GO. Os dois conheceram as estações de monitoramento, os equipamentos de ponta instalados no Centro, as salas reservadas às reuniões, nas quais são tomadas decisões fundamentais à gestão.

Jarbas Barbosa destacou que a Secretaria de Saúde de Goiás conseguiu transformar o grande volume de dados existentes no SUS em indicadores, capazes de fornecer um monitoramento das situações de risco e de avaliar o desempenho dos programas. “O SUS sofre com o subfinanciamento, mas também sofre quando a gente não utiliza a tecnologia, a qualificação e o conhecimento”, acentuou.

O diretor-adjunto, Pedro Ivo Sebba Ramalho, também destacou a importância do Conecta SUS para a administração da Saúde em Goiás. “A gente vê o esforço da SES-GO em modernizar e qualificar a gestão, com base nas evidências em dados estatísticos. Isso é fundamental para a vigilância sanitária, que trabalha com análise de risco e só pode fazer isso com informação. A SES está no rumo certo e servindo de parâmetro para outros Estados”, afiançou.