Menu

Conecta SUS servirá de exemplo para Amazonas

17 abr 2017 | Notícias

A secretária de Estado da Saúde do Amazonas, Mercedes Gomes, pretende implantar um sistema idêntico ao Conecta SUS no estado da região Norte. Ela fez esta declaração nesta segunda-feira, 17 de abril, ao conhecer o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. A secretária foi recebida pelo secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela.

Mercedes teve reunião de trabalho com o gerente do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira, e obteve informações detalhadas sobre a estruturação, funcionamento, programas e indicadores de saúde disponibilizados pelo Centro da Secretaria da Saúde de Goiás. “O Amazonas é um local diferente, em que o acesso às cidades ocorre por barco, viagens que podem durar dias. Queremos implantar um Conecta SUS para facilitar a troca de informações com os municípios, que poderá ser em tempo real”, afirma a secretária amazonense.

Estruturado há pouco mais de dois anos, o Conecta SUS está sendo adotado como referência pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e por governos de outros estados da Federação. O Tocantins, por exemplo, inaugurou em fevereiro o Integra Saúde, centro nos moldes do Conecta SUS.

Durante a reunião, Jean Pierre explicou que o acompanhamento de informações atualizadas oferecido pelo Conecta SUS permite a tomada de decisões referentes à saúde muito mais eficazes e rápidas.