Menu

Conecta SUS recebe equipe de técnicos de Pernambuco

30 maio 2016 | Notícias

Visita foi agendada pelo secretário da Saúde do Estado, que conheceu o Centro de Informações no último dia 17

 

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann recebeu nesta segunda-feira, dia 30 de maio, uma equipe de técnicos de Pernambuco. A visita foi agendada pelo secretário da Saúde do Estado, José Iran Costa Júnior, que pretende levar a experiência do Conecta SUS para Pernambuco.

José Iran visitou o Centro de Informações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) no último dia 17 de maio. Na ocasião, o secretário de Pernambuco elogiou o Conecta SUS e destacou a importância do modelo no sentido de auxiliar a tomada de decisões estratégicas em Saúde. “Em administração pública, o diagnóstico de informações é fundamental para o planejamento. E Goiás está fazendo um trabalho magnífico.”

Após a visita do secretário, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação de Pernambuco vieram a Goiás para buscar informações mais detalhadas sobre os sistemas de informação utilizados no Centro e a forma de alimentação dos dados para que o modelo possa ser adaptado para o Estado.

O presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Pernambuco, Romero Guimarães, ressaltou a importância da valorização da informação para a tomada de decisões e disse que a adaptação do modelo para Pernambuco é uma alternativa viável. “O Conecta SUS usa ferramentas de B.I. (Business Intelligence) e de geoprocessamento de forma muito simples. Isso é importante. Houve um mapeamento geográfico simplificado das cidades e com isso tem-se a informação mais rapidamente. Outros pontos interessantes são o uso de softwares livres e o uso do know-how do Corpo de Bombeiros. É um modelo viável para adaptarmos em Pernambuco porque são ferramentas simples e temos pessoal para isso.”

Já a diretora geral de Informação Estratégica da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Inês Costa, destacou a relevância da integração de informações feita através do Conecta SUS. “O Centro de Informações chama atenção pelo processo de trabalhar a informação de forma integrada e intersetorial, indo além da Secretaria de Saúde, com a interlocução com o Corpo de Bombeiros e outras entidades. Isso dá qualidade às informações e melhores condições para o trabalho dos gestores. (…) Em Pernambuco, temos indicadores que precisam ser disponibilizados para os gestores municipais e estaduais, mas precisamos integrar essas informações.”