Menu

Conecta SUS recebe comitiva do Espírito Santo

24 mar 2017 | Notícias

Uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo visitou na manhã desta sexta-feira, 24 de março, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. A comitiva, composta pelo assessor especial Weslei Goggi e pelo analista de sistemas Leandro Barbieri, foi recepcionada pelo secretário Leonardo Vilela e pelo gerente do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira. Além de conhecer as principais ações desenvolvidas pela SES-GO, os dois técnicos obtiveram informações detalhadas sobre a estruturação, funcionamento, programas e indicadores de saúde disponibilizados pelo Conecta SUS.

Estruturado há pouco mais de dois anos, o Conecta SUS está sendo adotado como referência pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e por governos de outros Estados da Federação. O Centro – instalado na sede da SES-GO – recebeu a visita de 23 comitivas de 17 Estados e do Distrito Federal. Ao discorrer sobre o espaço à equipe, Leonardo Vilela destacou que o repasse de informações reais possibilitado pelo Conecta SUS permite a tomada de decisões referentes à saúde muito mais eficazes.

O assessor especial Wesley Goggi destacou a importância da existência de um Centro de Informações como o Conecta SUS. “Vivemos um momento de transformações rápidas e a inovação é a pauta do momento”, acentuou. Ele enfatizou que o Conecta SUS, pioneiro no Brasil, possibilita o repasse de informações essenciais a uma boa gestão. Assinalou, ainda, que vai levar a experiência do Conecta SUS para o Espírito Santo, para a implantação de uma unidade semelhante, a ser denominada Inova SUS.

Leonardo Vilela também relatou todo o processo de estruturação, funcionamento e crescimento do Conecta SUS. O Centro registra e monitora, atualmente, cerca de 200 indicadores de saúde. O secretário assinalou que há a tendência de avanço significativo na quantidade de indicadores a serem notificados, analisados pelos técnicos e disponibilizados aos gestores e população em geral.

O secretário colocou à disposição da comitiva do Espírito Santo toda a tecnologia e programas desenvolvidos para o funcionamento do Conecta SUS.