Menu

Conecta SUS é apresentado em reunião do Conass

08 jun 2017 | Notícias

A experiência do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann da Secretaria de Estado da Saúde do Goiás (SES-GO) foi apresentada, nessa quinta-feira (08 de junho), em Brasília (DF), durante a Câmara Técnica de Direito Sanitário do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O encontro reúne procuradores de Estado, assessores jurídicos e técnicos das SES para debater temas relacionados à judicialização da saúde, assistência farmacêutica, cirurgias eletivas, entre outros.

A apresentação do gerente do Conecta SUS, Jean Pierre, teve repercussão muito positiva entre os participantes, ao mostrar o instrumento de gestão que permite o acesso à informação atualizada, o que é primordial para a gestão da Saúde. O Centro monitora em torno de 200 indicadores de saúde do Estado. Com o uso da tecnologia, o principal papel do Conecta SUS é compilar dados, disponibilizá-los de forma correta, consolidada e íntegra para permitir uma tomada de decisão baseada em fatos e em dados reais.

“A intenção é auxiliar os gestores no planejamento e permitir decisões que vão melhorar a saúde das pessoas”, ressaltou Jean Pierre.

Também participam do evento a superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Evanilde Fernandes, e as procuradoras do Estado com atuação na SES-GO, Adriane Naves e Marcella Moliterno. Evanilde destacou o impacto financeiro da judicialização da saúde. “Com a diminuição dos investimentos no SUS, é necessário, cada vez mais, uma gestão eficiente, racionalizado os gastos para garantir atendimento de qualidade à população”, avaliou.

A reunião continua na sexta-feira, 9 de junho, com a participação dos técnicos do Conasems e com debates sobre as Fundações Públicas de Direito Privado, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a evolução jurisprudencial na judicialização da Saúde.