Menu

Conecta SUS é apresentado em Assembleia do Conass

21 jun 2017 | Notícias

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) apresentou nessa quarta-feira, 21/06, durante a 8ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a experiência do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, instrumento de gestão que tem chamado a atenção dos gestores do país. Na reunião, o Conecta SUS foi apresentado pelo secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, e pelo gerente do Centro de Informações, Jean Pierre Pereira.

Um total de 204 indicadores são monitorados pelo Conecta SUS e, segundo o secretário da Saúde de Goiás Leonardo Vilela, o Centro incorporará cerca de 30 novos indicadores ainda nesse ano. “A SES está fazendo a entrega de estações do Conecta aos 246 municípios goianos para a integração de todo Estado”, acrescenta Vilela.

Após a apresentação, o presidente do Conass, João Gabbardo, elogiou o projeto Conecta SUS e se prontificou a atuar junto ao Ministério da Saúde no sentido de agilizar a abertura dos bancos de dados dos sistemas do Ministério para os Estados. Os secretários de Saúde do Maranhão, Carlos Eduardo; do DF, Humberto Fonseca; e de São Paulo, David Everson, destacaram a receptividade da equipe do Conecta SUS às suas respectivas delegações, quando em visita ao Conecta SUS.

Na pauta da reunião dos secretários estaduais de Saúde, está também a discussão sobre o necessário investimento em Tecnologia da Informação, para reduzir custos do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar o acesso dos pacientes por meio do E-saúde.

Referência
O Conecta SUS tornou-se referência para o Brasil e até para outros países. Desde sua inauguração, em dezembro de 2014, o Centro da Saúde de Goiás recebeu comitivas de 22 estados da federação e do Distrito Federal, visitas de quatro ministros de Estado, quatro comitivas internacionais (Burkina Faso, Canadá, Dinamarca e Moçambique) e, também, pesquisadores da França e de universidades norte-americanas. Além disso, constantemente o espaço recebe a visita de professores universitários, estudantes, representantes de órgãos públicos e de instituições ligadas à saúde ou outras áreas.