Menu

Conecta SUS e ações da Saúde de Goiás serão adotadas como referência no Ceará

21 mar 2017 | Notícias

As ações desenvolvidas pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) serão, mais uma vez, adotadas como referência por outro Estado da Federação. Em visita ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, o deputado estadual pelo Ceará, Carlos Matos, presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti daquele Estado, anunciou que vai implementar uma operação nos moldes da força-tarefa Goiás contra o Aedes para barrar o avanço do vetor no Ceará e que vai sugerir a estruturação de um centro para registro e monitoramento de indicadores de saúde semelhante ao Conecta SUS.

Carlos Matos veio à SES-GO acompanhado do prefeito de Horizonte – município que integra a região metropolitana de Fortaleza – Francisco Cezar de Souza, e da assessora parlamentar Lúcia Carvalho Abraão. Ao recepcionar a comitiva, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, narrou os principais avanços alcançados pela Saúde de Goiás nos últimos dois anos, entre os quais a diminuição dos casos das doenças transmitidas pelo Aedes, a redução dos índices da mortalidade infantil, a alta cobertura da vacinação contra a febre amarela e o êxito na gestão dos hospitais públicos por organizações sociais.

Leonardo Vilela também relatou à equipe do Ceará todo o processo de estruturação, funcionamento e crescimento do Conecta SUS. Inaugurado há pouco mais de dois anos, o Centro de Informações da SES registra e monitora, atualmente, cerca de 200 indicadores de saúde. O secretário assinalou que há a tendência de avanço significativo na quantidade de indicadores a serem notificados, analisados pelos técnicos e disponibilizados aos gestores e população em geral, o que deve melhorar, ainda mais, a gestão na área da saúde.

O secretário colocou à disposição da comitiva do Ceará toda a tecnologia e programas desenvolvidos para o funcionamento do Conecta SUS. Além disso, Leonardo Vilela, a convite de Carlos Matos, aceitou o convite para uma conferência durante um seminário sobre chikungunuya e combate ao Aedes, que acontecerá na semana que vem em Fortaleza. Durante a visita, o deputado também convidou o gerente do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira, e o coordenador operacional da ação Goiás contra o Aedes, major do Corpo de Bombeiros Antônio Moura, a relatarem suas experiências aos técnicos em uma audiência pública a ser realizada no Ceará.

O deputado Carlos Matos parabenizou o trabalho desenvolvido pela SES-GO, que coloca o Estado como referência nacional. “O êxito da ação derruba o mito de que a questão é técnica e de que é impossível visitar todas as casas. Na verdade, a questão é de gestão e há a possibilidade de visitar todos os imóveis”, acentuou o parlamentar. O prefeito de Horizonte também se mostrou impressionado com o bom desempenho das ações de saúde em Goiás e adiantou que vai adotá-las em seu município.