Menu

Conecta SUS do Governo de Goiás será usado como modelo para melhorar a gestão do SUS

19 jan 2017 | Notícias

Gestores do Ministério da Saúde (MS) conheceram, nessa semana, o Centro de Informações e Decisões Estratégias em Saúde Zilda Arns Neumann (Conecta SUS). A pedido do ministro da Saúde, Ricardo Barros – que visitou o Centro no fim de 2016 – os profissionais vieram a Goiânia para receberem informações sobre o trabalho desenvolvido no local. Eles tiveram acesso aos mais de 180 indicadores monitorados e informações sobre as políticas que podem ser desenvolvidas a partir dos dados coletados.

Segundo o coordenador geral de contratos, serviços e sistemas do MS, Galba Freire Moita, o objetivo é fazer do Conecta SUS uma referência para a criação do e-SUS Gestor, ferramenta que será usada para subsidiar os gestores em Saúde na tomada de decisões. “O Conecta SUS é uma experiência única do Brasil, e contribui para a criação de uma cultura de inteligência decisória em Saúde”, diz. Ele ressalta que com as ferramentas de monitoramento do Centro é possível entender as necessidades da população, contribuindo na assertividade das políticas públicas.

Perguntado sobre o que chamou mais a atenção no Conecta SUS, Galba Freire comentou que o sistema de georreferenciamento da atenção básica, a análise geoespacial da Estratégia Saúde da Família (identificando os locais das equipes do programa e suas necessidades) e o sistema de monitoramento de regulação foram as áreas que mais o impressionaram. “Vou sugerir a implantação dessas três ferramentas. São essenciais não apenas para monitorar, mas principalmente para entender a realidade de cada região, e com isso oferecer serviços adequados de Saúde”, conclui.

e-SUS
É uma estratégia para a reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. O e-SUS Gestor será responsável pela integração do e-SUS Atenção Básica, Hospitalar e Ambulatorial.