Menu

Conecta SUS disponibiliza informações sobre estoque de sangue do Hemocentro de Goiás

30 ago 2017 | Notícias

Os profissionais de saúde e a comunidade goiana têm a partir de agora acesso ao número de bolsas de sangue disponíveis no Hemocentro de Goiás (Hemogo), unidade da Secretaria de Estado da Saúde responsável pela assistência hemoterápica e hematológica no Estado. Os dados podem ser acessados no site do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann. No menu, o cidadão deve clicar em Indicadores de Saúde e, em seguida, procurar por Indicadores do Hemocentro e acessar o painel.

As informações apresentadas são atualizadas automaticamente e periodicamente, a cada 30 minutos. No painel estão disponíveis as seguintes informações: estoque de bolsas por tipo de sangue dentro da validade; histórico de candidatos à doação; perfil quanto à frequência de doação no ano 2017; perfil quanto ao sexo no ano 2017 e perfil quanto à faixa etária no ano 2017.

O  coordenador de TI do Conecta SUS, Carlos Augusto Tibiriçá, explica que o painel de indicadores do Hemogo foi criado com informações captadas a partir do sistema Hemovida/DATASUS. “O objetivo é melhorar a gestão dos recursos hematológicos escassos e assim racionalizar o uso do estoque”, afirma Tibiriçá.

O desenvolvimento deste painel é resultado da parceria entre Conecta SUS, Gerência de Tecnologia da Informação da SES-GO, Divisão de Tecnologia da Informação e áreas técnicas do Hemocentro de Goiás.