Menu

Conecta SUS completa um ano na Internet

01 mar 2017 | Notícias

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann tem se consolidado como referência em informação de saúde pública, sendo um case para o Brasil em integração e monitoramento de dados. Ainda, o Centro da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem chamado a atenção de autoridades públicas de outros países, já tendo recebido visitas de comitivas do Canadá, Dinamarca, Moçambique e Burkina Faso, e pesquisadores da França e de universidades norte-americanas.

Há um ano, no dia 25 de fevereiro de 2016, o trabalho do Conecta SUS ganhou mais visibilidade. Foi nesta data que o hotsite do Centro de Informações foi colocado no ar, com seus dados e indicadores de saúde disponíveis para acesso de gestores, pesquisadores e cidadãos, em qualquer lugar do mundo, pelo computador, tablet ou smartphone.

Neste um ano na Internet, o hotsite do Conecta teve 87.989 visualizações de página e acesso de 13.232 usuários. Além do Brasil (96%), o hotsite foi pesquisado em países como Reino Unido, Rússia, Estados Unidos, Itália, Áustria e Alemanha.

As páginas mais acessadas são a dos indicadores de saúde, que traz os sistemas com as informações monitoradas pelo Conecta, como operação Goiás contra o Aedes, Boletim da Dengue, da Influenza e os pacientes regulados, seguido do blog e do mapa da saúde.

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS foi inaugurado em dezembro de 2014 e, além das visitas internacionais, recebeu 21 comitivas do Distrito Federal e 17 estados da federação e visitas de quatro ministros de Estado.

Neste mês, dia 20 de fevereiro, o estado do Tocantins inaugurou um centro de informações inspirado no Conecta SUS – o Integra Saúde. O secretário estadual da Saúde e sua equipe estiveram no Centro da SES-GO para conhecer o trabalho e o processo de implantação do espaço para levar o modelo para o Estado. Durante o processo, os técnicos de Goiás e Tocantins mantiveram contato via webconferência através da Estação Conecta SUS.

O hotsite do Conecta SUS foi criado com o objetivo de atender a comunidade acadêmico-científica, para promover a inovação tecnológica, estimular o desenvolvimento de pesquisas e prover estudantes e pesquisadores com dados qualificados referentes aos principais indicadores de saúde dos municípios goianos. Além disso, as informações servem para a população acompanhar as obras, os indicadores e a situação de saúde do seu município por meio das cartas enviadas pela SES-GO a cada gestor.