Menu

Conecta SUS comemora dois anos de funcionamento

01 dez 2016 | Notícias

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann – Conecta SUS comemora dois anos no próximo dia 03 de dezembro. A data será comemorada nesta sexta-feira, 02 de dezembro, a partir das 10h30, com uma confraternização com a presença do secretário da Saúde, Leonardo Vilela, dos superintendentes da SES-GO e funcionários do Conecta SUS.

Em dois anos, o Centro de Informações da SES ampliou seu trabalho e ganhou visibilidade nacional. Entre 2015 e 2016, o espaço recebeu a visita de 21 comitivas de autoridades de 17 estados da Federação e do Distrito Federal, entre eles governadores e secretários da saúde. Nesta semana, dois ministros de Estado; o da Saúde, Ricardo Barros; e do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; conheceram o local. Os dois afirmaram que construirão centros de informações em seus órgãos, tendo como referência o Conecta SUS Zilda Arns Neumann. Além disso, constantemente o espaço recebe a visita de representantes tanto de instituições ligadas à saúde, universidades ou outras áreas.

Muitos gestores e profissionais que conheceram o funcionamento do Centro de Informações da SES-GO decidiram montar salas de monitoramento de informações em saúde, tendo o Conecta SUS como modelo. É o caso de estados como São Paulo e Tocantins, que estão em processo avançado para criação dos seus próprios centros de informações.

O secretário Leonardo Vilela pontua que não consegue mais imaginar a gestão da Saúde no Estado sem contar com as ferramentas de monitoramento e análise de indicadores de saúde. “Eu não consigo conceber saúde pública sem dados, sem estatística, sem conhecimento de indicadores, sem instrumentos em que eu possa avaliar a cada momento se os planos, se as estratégias em Saúde estão dando certo ou não. O Conecta SUS permite tudo isso”, ressalta o secretário da Saúde.

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde monitora, atualmente, mais de 180 indicadores de saúde. “No Conecta, nós usamos a tecnologia com a missão de compilar dados, disponibilizá-los de forma correta, consolidada e íntegra para permitir uma tomada de decisão baseada em fatos e em dados reais”, ressalta o coordenador-geral do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira. Todas as informações estão disponíveis tanto para gestores e técnicos, quanto para a população em geral, no site do Conecta.