Menu

Comitiva do Canadá reconhece importância do Conecta SUS

30 nov 2016 | Notícias

As autoridades foram recebidas pelo secretário de Estado da Saúde, Leonado Vilela, e superintendentes da SES-GO. A visita é resultado da missão de Goiás ao Canadá realizada pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário Leonardo Vilela em setembro.

Para George Spezza, a visita ao local foi uma oportunidade de troca de informações entre o Canadá e o Estado de Goiás. “Vimos a importância dos projetos desenvolvidos aqui. Não só na área da Saúde, mas também na agricultura e na indústria. Fizemos uma ponte e viremos aqui mais vezes”, disse.

Michael Thompson se disse impressionado com o trabalho desenvolvido no Conecta SUS. “Esse projeto mostra o extremo comprometimento do Estado de Goiás com a saúde das pessoas. Esse trabalho é extraordinário”, completou. O vereador elogiou o trabalho de monitoramento das gestantes que é feito via georreferenciamento e ainda o controle de gastos e de recursos. “Muitos dos exemplos que vimos aqui com certeza serão replicados no Canadá”, disse animado e parabenizando o secretário Leonardo Vilela e sua equipe pelo trabalho.

Os dois profissionais conheceram toda a estrutura do local e os indicadores monitorados, como dados sobre pré-natal, parto cesáreo, taxa de mortalidade infantil, boletins epidemiológicos e números da força-tarefa “Goiás contra o Aedes”. No total são mais de 180 indicadores de saúde, fundamentais para monitorar, diagnosticar e planejar a gestão da Saúde estadual. Michael Thompson também manifestou o desejo de enviar técnicos de saúde do município de Toronto para conhecer os sistemas utilizados pelo Conecta SUS.

Gestão em Saúde
Primeiro centro de informações e decisões estratégicas em saúde no Brasil, o Conecta SUS trabalha em tempo real com todos os indicadores de saúde importantes no desenvolvimento do ser humano e para a planejar a política de Saúde. No dia 3 de dezembro deste ano, o Conecta SUS comemora dois anos de funcionamento.

O secretário Leonardo Vilela afirma que não consegue atualmente imaginar a gestão da Saúde no Estado sem contar com as ferramentas de monitoramento e análise de indicadores de saúde. “Eu não consigo conceber Saúde Pública sem dados, sem estatística, sem conhecimento de indicadores, sem instrumentos em que eu possa avaliar a cada momento se os planos, se as estratégias em Saúde estão dando certo ou não. O Conecta SUS permite tudo isso”, diz o secretário da Saúde.