Menu

Câmaras Técnicas do Conass discutem avanços para a saúde nas áreas de Comunicação e Informática

17 maio 2017 | Notícias

Em reunião inédita em Goiás, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) discutiram soluções práticas para melhorar a qualidade dos serviços em saúde oferecidos à população, tanto na área da Tecnologia da Informação quanto em Comunicação Social. O encontro das Câmaras Técnicas de Comunicação em Saúde e de Informação e Informática em Saúde do Conass reuniu mais de 60 profissionais de vários estados brasileiros entre os dias 11 e 12 de maio, na sede da SES-GO, na Escola de Saúde e no Hugol. O tema principal das duas Câmaras Técnicas foi o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann.

“Trocamos muitas experiências e ouvimos muito sobre o trabalho que é realizado em outros estados. Verdadeiramente, todos ficaram impressionados com a forma como trabalhamos o Conecta SUS e como formatamos a oferta de indicadores de saúde”, ressalta Luiselena Luna Esmeraldo, gerente de Tecnologia de Informação da SES-GO.

Foi discutida uma proposta do Conass de fazer um repositório único na web dos sistemas de T.I que são desenvolvidos em outros estados, que permitem a construção de indicadores. “Ficou acertado não só compartilhar os dados, mas os códigos que foram programados para gerar tais informações”, pontuou Luiselena.

A conectividade entre a T. I e a Comunicação foi outro ponto salientado. “Os jornalistas comentaram a importância de se ter informações em tempo real e fidedignas sobre indicadores de saúde que partam de uma só fonte. Esse é o exemplo do que temos no Conecta SUS”, disse a gerente.
Foi apresentado no encontro, tanto para as áreas de Comunicação e de Tecnologia da Informação das secretariais de saúde dos estados, os sistemas desenvolvidos no Conecta. Principalmente, os avanços de gestão como o Goiás contra o Aedes, o SIGA Saúde Goiás, Mapa da Saúde e os Boletins da Dengue e Influenza.

Câmaras
As Câmaras Técnicas do Conass funcionam como instâncias da educação continuada dos profissionais do SUS, para o apoio à gestão e para qualificar o debate dos temas da saúde. Para a responsável pela Câmara Técnica de Comunicação em Saúde do Conass, Adriane Cruz, os debates são produtivos porque fazem surgir possibilidades de trabalho e inovações advindas da troca de experiências.

O Assessor Técnico do Conass, Nereu Henrique Mansano, responsável pela Câmara Técnica de Informação e Informática em Saúde, destacou a sistematização de informações que subsidiam o planejamento e avaliação das ações em Saúde.

Para o sub-coordenador de Informações em T.I da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte, Chande de Oliveira, o Conecta SUS é uma ferramenta primordial para oferecer dados em saúde mais atualizados. “Nosso objetivo é fazer uma parceria para trazer essa estrutura do Conecta SUS para o Rio Grande do Norte. Ficamos impressionados com esse trabalho”, diz Chande.

Hugol
No Hugol, foi o momento dos jornalistas participantes da Câmara Técnica de Comunicação conhecerem o trabalho desempenhado pelas assessorias de Comunicação dos hospitais geridos por Organizações Sociais, Hugol e HGG.

Apresentaram os trabalhos técnicos o comunicólogo do Hugol, J. Antônio Cirino, que debateu sobre Comunicação e Saúde e defendeu o conceito de mídia como agente social de saúde, além de apresentar as ações e os resultados de imagem alcançados pela unidade desde a inauguração.

“Vemos nesse encontro o quanto é importante quantificar e qualificar o trabalho em assessoria de imprensa. Principalmente utilizando a Academia, pois as ferramentas de gestão com base em estudos de Comunicação nas Universidades têm um peso maior para trazer qualidade à informação trabalhada para o público-alvo (jornalistas e comunidade)”.