Menu

Ações de Saúde em Goiás serão referência para consultores da Opas

10 out 2016 | Notícias

As ações de Saúde desenvolvidas em Goiás nas áreas de informação e controle dos focos do Aedes aegypti serão usadas como referência pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Esta informação foi feita pela consultora da Opas, Carolina Carvalho, durante visita realizada nesta segunda-feira, 10 de outubro, ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann (Conecta SUS). A equipe foi recepcionada pelo superintendente Executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Halim Girade.

A comitiva da Opas foi composta por Carolina Carvalho e por Juan Cortez Escalante, consultor de Análise de Situação de Saúde da entidade. Além deles, também integraram o grupo de visitantes o analista da área de Tecnologia da Informação da Secretaria da Saúde do Tocantins, Fredson Chaves, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Liliana Fava. A apresentação do Centro de Informações foi feita pelo coordenador geral do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira. Também participou o comandante de Operações da Defesa Civil em Goiás, coronel Múcio Ferreira dos Santos.

Jean Pierre apresentou ao grupo as instalações do Conecta SUS, a forma de armazenamento das informações e as estações nas quais são disponibilizados e transmitidos os dados de saúde. O coronel Múcio Santos fez um histórico da ação Goiás contra o Aedes, desencadeada em todos os municípios goianos; como foi feita a instalação dos postos de comando do Corpo de Bombeiros nos municípios. Além disso, explicou como funciona o sistema de georreferenciamento e monitoramento em tempo real das visitas e inspeções aos imóveis durante a operação.

Carolina Carvalho elogiou o trabalho desenvolvido em Goiás e acentuou que tem a expectativa de implementar a metodologia em outros Estados, a começar pelo Tocantins. Já a superintendente Liliana Fava caracterizou como impressionante a sistematização do trabalho no Estado. Ela assinalou que a exterminação do Aedes é, antes de tudo, uma proposta ousada e que chama a atenção a sintonia e vontade política demonstradas pelos gestores em Goiás.