Menu

1º Fórum – Conexão Futuro Saúde apresenta Conecta SUS para prefeitos

26 jan 2017 | Notícias

Os gestores municipais conhecerão esse instrumento de gestão que dá suporte para o município tomar decisões que podem melhorar a saúde dos goianos.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza, em parceria com o Grupo Jaime Câmara, por meio do jornal O Popular, o 1º Fórum – Conexão Futuro Saúde, no dia 01 de fevereiro de 2017, no Oliveira’s Place. O objetivo será apresentar aos novos gestores municipais, autoridades e população goiana, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, instrumento de gestão que permite a concentração de informações estratégicas para a gestão do SUS por compilação, compartilhamento e análise dos indicadores de saúde.

Participarão do fórum, 600 convidados, entre prefeitos, secretários municipais de saúde e parceiros da SES-GO, que terão a oportunidade de interagir com os ministros da Saúde Ricardo Barros, do Desenvolvimento Social Osmar Terra e com o secretário de estado da Saúde de Goiás Leonardo Vilela, por meio de videoconferências. “Esse será um momento dos gestores conhecerem e se apropriarem do Conecta SUS para poderem trabalhar os indicadores de saúde dos seus municípios de forma a ter resultados positivos para a população”, considera o secretário Leonardo Vilela.

Os prefeitos de Caldas Novas Evando Magal, de Quirinópolis Gilmar Alves, de São Patrício João Eustáquio e de Morrinhos Rogério Troncoso apresentarão experiências bem sucedidas de ações da saúde em suas cidades. À tarde, será apresentada palestra por Mário Sérgio Cortella, que abordará o tema “Qual é a tua obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética”.

Cada município goiano deverá receber, em 2017, uma Estação Conecta SUS, que permite web conferências, com a sede da SES-GO e regionais de saúde. Essa estação é composta por mesa, cadeira, CPU, estabilizador, teclado, mouse, webcam, headset e dusa TVs de 47” para suporte de montagem do equipamento. Em fase piloto, 14 municípios já receberam essas estações.

Conecta SUS
Em dois anos de funcionamento, o Conecta SUS se tornou ferramenta imprescindível para a gestão da saúde em Goiás, e se consolidou como modelo para todo país. Em dois anos de atividades, o ambiente tecnológico recebeu a visita de 21 comitivas de autoridades de 17 estados da Federação e do Distrito Federal, entre eles governadores e secretários da saúde, de instituições ligadas à saúde e de universidades.

Os ministros da Saúde Ricardo Barros, e do Desenvolvimento Social Osmar Terra também conheceram o Conecta SUS e estão levando o modelo para a esfera nacional. Técnicos do MS estão estudando o Conecta SUS que está sendo uma referência para a criação do e-SUS Gestor, ferramenta que será usada para subsidiar os gestores em Saúde na tomada de decisões. Baseado na experiência goiana, o MDS também criará o Conecta SUAS, com indicadores da assistência social.

Dia 01/02/2017 – MANHÃ
08h30 – 09h30 Credenciamento
09h30 – 09h45 Abertura
09h50 – 10h10 Painel 1: fala Leonardo Vilela
10h10 – 10h30 Painel 1: fala presidente da AGM
10h30 – 10h50 Painel 1: fala Silvana Bittencourt
10h50 – 10h55 Perguntas
11h – 11h05 Case Caldas Novas – Conecta SUS
11h05 – 11h10 Case Quirinópolis – Consórcios Intermunicipais de Saúde
11h10 – 11h15 Case São Patrício e Morrinhos – Goiás contra o Aedes
11h20 – 11h40 Painel com prefeitos envolvidos nos cases
12h10 – 13h10 Intervalo

Dia 01/02/2017- TARDE
13h30 – 14h30 Vídeo conferência com ministro da Saúde Dr. Ricardo Barros, com ministro do desenvolvimento social Dr. Osmar Terra e com Secretário de Estado da Saúde de Goiás Leonardo Vilela.
15h – 16h30 Palestra Mário Sérgio Cortela
16h30 Encerramento do evento

  • Natalicio Alves de Oliveira

    Parabéns pela iniciativa onde trouxeram Mario Sergio Costella para palestrar e responder algumas perguntas, me senti previlégiado de poder ter tido o praser de participar. Mesmo que apenas em alguns momentos.

    • Daniela Becker

      Boa tarde, Natalicio. Nós agradecemos o comentário e ficamos lisonjeados em saber da sua satisfação com o evento. O Conecta SUS está à sua disposição para informações sobre saúde. (Comunicação Setorial da SES-GO).